Como Montar um Jardim de Inverno Pequeno

Que tal decorar o seu jardim pequeno com mais graça e charme, usando algumas dicas para aproveitar melhor o espaço, as cores e os elementos? Veja como é fácil!

Como Montar um Jardim de Inverno Pequeno

Mesmo para quem mora em apartamento, é sempre um desejo grande ter um espaço de lazer com plantas, pedras e outros elementos naturais. Os jardins das casas, principalmente as construídas por construtoras, estão cada vez menores, e é preciso ter muita criatividade para aproveitar o espaço, deixando o ambiente equilibrado e bonito.

Há pessoas que priorizam a decoração interna e esquecem que o jardim é o cartão de visitas de uma casa, que necessita de cuidados quanto à manutenção e segurança da casa. Ao construir, o jardim deve estar no seu orçamento e deve-se ter em mente que pelo menos uma vez por semana ele precisará de cuidados – ainda mais se há plantas que requerem água e manutenção diários.

O primeiro passo na hora de iniciar a construção de um jardim pequeno em sua casa ou apartamento é definir o que você irá utilizar para montar o mesmo. Liste todos os tipos de plantas e flores que gostaria de plantar e a viabilidade destas plantas para a sua região, considerando o clima e tudo mais. Considere também se vai plantar grama (defina o tipo) ou se irá utilizar outro elemento – como pedras, por exemplo. No caso de casas, verifique outros elementos que requerem mais trabalho, como a criação de fontes e lagos artificiais – muitas pessoas acham difícil colocá-los em jardins pequenos, mas podem ser feitos sob medida.

Com um orçamento mais limitado, uma estratégia é optar pela simplicidade. Com um gramado bem aparado, algumas pedras e três tipos de plantas já se faz um lindo jardim. Neste caso, as plantas de porte pequenos e alguns pinheiros ou palmeiras deixarão o jardim pequeno ainda mais sofisticado.

Uma opção interessante para quem está começando um jardim é a planta Pingo de Ouro. É fácil de encontrar em todo o Brasil, é resistente, possui baixo custo e serve de base para a paisagem, pois combina com todos os tipos de plantas. Já para quem quer impactar e criar um jardim fabuloso da noite para o dia, a dica é apostar em flores com muitas cores diferentes – a estratégia não é colocar tudo misturado, mas “blocos” de flores da mesma cor junto com outros blocos. Quanto mais colorido melhor.

Para quem quer sofisticar o jardim, vasos e estátuas podem ser uma boa pedida. Os vasos são mais baratos e abundantes. Prefira os de cerâmica, feitos com materiais orgânicos ou de cimento. A cor deve ser a mais básica e natural possível, para que se integre às cores da natureza – nada a ver pintar um vaso de rosa choque, por exemplo. Os vasos grandes, aqueles com 1,30 ou mais são caros e devem adornar a entrada, servindo como um portal ou pórtico.

As estátuas e esculturas devem ser bem planejadas e menos ousadas em jardins pequenos – pode-se aproveitá-las em um canto, para que sobre mais espaço na área de conivência. Já a iluminação, sempre favorece os jardins à noite, ampliando ainda mais o espaço. Neste caso, o investimento maior é da rede elétrica, que deve ser planejada com cuidado e não pode estar exposta às intempéries do tempo. Prefira tubulações específicas para os fios ou passa-los por dentro das paredes.

Todo jardim precisa de drenagem, para que a água não se acumule sobre o solo. Cano e drenos serão necessários – fale com um pedreiro ou jardineiro se houver a necessidade de fazer este processo.