Dicas para Construção de uma Casa

5 dicas que você deve saber antes de começar sua casa passo a passo confira.

Você pretende construir a sua casa neste ano? Então, esteja atento a alguns cuidados básicos para otimizar o seu orçamento

Construir a própria casa é o sonho da maioria dos brasileiros. Apesar da empolgação, é preciso ficar atento ao planejamento. Há alguns pontos que devem ser avaliados com cuidado bem antes de se iniciar a obra. Para economizar e reduzir os custos com a construção, o planejamento é fundamental, pois é a partir dele que o orçamento poderá ser estabelecido. Conheça algumas dicas importantes para a construção de casas e tenha mais economia.

Dicas para Construção de uma Casa

1) Planejamento é tudo na construção da casa: Escolha um engenheiro e um arquiteto responsáveis. O arquiteto irá projetar o esquema arquitetônico, hidráulico e elétrico. Já o engenheiro, fará os cálculos necessários e se certificará de que tudo seja feito conforme as especificações do projeto. Com o projeto de ambos, o planejamento poderá ser mais econômico. A avaliação do terreno é essencial para a solidez da casa. Determine aos arquitetos e engenheiros o seu orçamento para a obra, para que não haja gastos extras.

2) Economize comprando tudo de uma vez para a construção de sua casa: Com o projeto da casa pronto, planeje a lista de materiais que precisa comprar. Cimento, tijolos, madeira, tubulação, torneiras, pisos, e tudo o que irá precisar. Pode-se economizar até 40% quando o material é comprado de uma vez – se precisar, há linhas de financiamento próprios para a construção com baixos custos.

3) Analise bem as opções de telhado, portas e janelas antes da construção da casa: O telhado, as portas e as janelas em geral são os itens mais caros da lista de materiais. Pesquise bastante sobre quais são as melhores opções de compra. Mesmo que custe mais caro, prefira materiais mais duráveis, com vistas em longo prazo. Prefira telhas resistentes e mão de obra especializada para evitar despesas futuras.

4) Atenção ao projeto hidráulico da casa: Os banheiros, área de serviço e cozinha irão necessitar de tubulações de boa qualidade. Confira as medidas exatas de cada cômodo para garantir a economia. Caso não tenha ainda a planta, pense como poderá dispor de modo estratégico estes cômodos.

5) Acabamentos e mobília da casa: O mercado oferece uma infinidade de materiais para o acabamento – outra parte bem cara da construção de casas. Quanto à tinta, lembre-se de que o uso é reduzido quando não se usa a massa acrílica e se aplica somente um selador e em seguida os dois principais tipos de tinta, a acrílica e a PVA.

No caso dos pisos, há opções mais baratas e de boa qualidade, mas é preciso pesquisar com afinco. A cerâmica é uma das melhores opções – é perfeito para altas temperaturas e dias mais frios, pois isolam o ambiente. Os pisos de madeira são ótimos e bonitos, principalmente os laminados – fáceis de limpar. Há ainda a opção de cimento queimado para regiões mais tropicais – dá um efeito moderno e sofisticado. Os especialistas garantem que se deve reservar pelo menos 40% do valor do imóvel para a decoração e mobílias – este valor pode variar caso opte por móveis planejados sob medida.